Dica da Semana: Evitando a conjuntivite

20/03/2011 12:17

  Estamos enfrentando uma epidemia de conjuntivite em São Paulo e há diversos cuidados que você pode tomar para evitar essa doença ocular. Os perigos são muitos - algumas formas mais agressivas de conjuntivite podem deixar sequelas e exigem tratamento mais complexo.

   Fique atento: ao sinal de qualquer uma das sensações de areia nos olhos, lacrimejamento, secreção, vermelhidão, intolerância à luz e coceira, procure imediatamente o seu oftalmologista. Cada tipo de conjuntivite exige forma específica de tratamento. A automedicação para amenizar qualquer sintoma ocular não é aconselhada, pois pode dificultar a identificação de sintomas mais complicados no momento da consulta.

   Prevenção: a principal medida para previnir a conjuntivite é lavar as mão com frequência, utilizando água e sabão e/ou o uso de álcool gel (70%). Deve-se ter o cuidado de não coçar os olhos, separar objetos de uso pessoal (toalha, fronha, material de maquiagem), evitar banhos em piscinas e locais com aglomeração de pessoas.

   Sobre a doença: a conjuntivite é caracterizada por uma inflamação da conjuntiva, membrana que envolve a parte branca dos olhos. Dentre os vários tipos - como a bacteriana, alérgica e química - nesta época a conjuntivite viral é a mais recorrente. Com a confirmação da doença, o paciente deverá ser afastado de suas atividades sociais, a critério do médico.

Fonte: Hospital Medicina dos Olhos

—————

Voltar